Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Undime Alagoas realiza sua primeira reunião técnica de 2021 com Dirigentes Municipais de Educação

Todas as notícias Categorias

13/01/2021 Undime AL

Undime Alagoas realiza sua primeira reunião técnica de 2021 com Dirigentes Municipais de Educação

Reunião
 
Nesta terça-feira (12) a Undime Alagoas realizou sua primeira reunião técnica de 2021, no formato virtual, com a presença dos novos Dirigentes Municipais de Educação (DME) e dos dirigentes que continuam na gestão de suas respectivas secretarias. A reunião tem como objetivo integrar e atualizar os dirigentes no atual cenário da Educação para uma melhor construção do plano de gestão de 2021. A transmissão contou com mais de 90 participantes.
 
Na oportunidade o Dirigente Municipal de Educação de Dois Riachos e presidente da Undime Alagoas, Rubens Araújo, recebeu os dirigentes com boas-vindas destacando a importância da transparência e troca de experiências entre os municípios, principalmente no que diz respeito a aplicação do Novo Fundeb. De acordo com Rubens o regime de colaboração exercido pela Undime junto aos municípios, com apoio da Associação dos Municípios Alagoanos, Secretaria de Estado da Educação e Secretarias Municipais de Educação fortaleceu consideravelmente a gestão municipal nos últimos anos contribuindo para um avanço expressivo de Alagoas no cenário nacional. 
 
Na ocasião o advogado e Consultor da AMA, Luiz Geraldo Monteiro, explicou o que é o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica, além do impacto da Pandemia na Educação: perspectivas e desafios para o gerenciamento do Fundeb.
 
O secretário executivo da Undime Alagoas, Neílton Nunes apresentou o Programa de Desenvolvimento de Competências socioemocionais "Volta ao Novo". A iniciativa é uma parceria entre o Instituto Ayrton Senna e o Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação) e conta com o apoio da Undime. De acordo com Neílton o programa oferece apoio às secretarias estaduais, para que multipliquem informações e práticas em relação às competências socioemocionais, ressaltando sua importância para o retorno das aulas presenciais e acolhimento da comunidade escolar após os possíveis efeitos do isolamento social para o bem-estar de estudantes e educadores. Ao disponibilizar conteúdos sobre o tema e oferecer apoio às secretarias, a iniciativa busca fazer um sobrevoo nas cinco macrocompetências trabalhadas nas iniciativas e programas do Instituto Ayrton Senna, consideradas fundamentais para o desenvolvimento pleno de todos. São elas: resiliência emocional, amabilidade, abertura ao novo, engajamento e autogestão. A apresentação do programa contou ainda com a participação da professora especialista em Recursos Humanos - Daniela Patrícia Ferreira Barros e da professora doutora em Educação, Patrícia Gomes de Siqueira.
 
Fonte: Assessoria de Comunicação Undime-AL
 
 
 

Parceria institucional