Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Seminário Estadual da Undime-AL discute atual cenário da Educação na pandemia e pós-pandemia

Todas as notícias Categorias

24/05/2021 Undime AL

Seminário Estadual da Undime-AL discute atual cenário da Educação na pandemia e pós-pandemia

 
Nos dias 20 e 21 de maio a Undime Alagoas realizou mais um Seminário Estadual com o objetivo de discutir a evasão e o abandono escolar como forma de exclusão escolar e social em tempo de pandemia. Durante os dois dias de evento online mais de 3.400 pessoas acompanharam as palestras transmitidas ao vivo pelo YouTube. 
 
A abertura do evento contou com a presença do DME de Dois Riachos e presidente da Undime Alagoas, Rubens Araújo, do presidente da Undime Nacional, Luiz Miguel Garcia, do secretário de Estado da Educação, Rafael Brito, da secretária de organização técnica da Undime-AL, Ana Dayse Dorea e da especialista em Educação do Unicef, Verônica Bezerra. 
 
"Pensando em fortalecer nosso regime de colaboração, parcerias, além de buscar caminhos para solucionar a atual situação da Educação em Alagoas e em todo Brasil o seminário reuniu especialistas em prol de uma uma grande reflexão sobre o atual momento que estamos vivendo e o que podemos fazer para salvar nossas crianças e adolescentes desta situação de evasão e abandono escolar", destacou Rubens Araújo.
 
De acordo com o presidente da Undime-AL os números sobre a atual situação da Educação no Brasil confrontam com as expectativas depositadas pelos gestores no final de 2020. 
 
"Todos nós que estamos na linha de frente da Educação tínhamos uma grande expectativa de iniciar 2021 com a abertura gradual das escolas mas o avanço da Covid-19 no país e a escassez de vacina nos obrigou a reavaliar nosso planejamento. Duas pesquisas recentes mostram que o Brasil regrediu 20 anos nas taxas de abandono e evasão escolar, evidenciando ainda mais a desigualdade no nosso país. De acordo com a pesquisa do Data Folha realizada em janeiro de 2021, cerca de 4 milhões de estudantes, entre 6 e 34 anos, abandonaram as aulas devido a pandemia, somente em 2020, o que significa 8.4% da evasão escolar. Na Educação Básica o percentual é ainda maior. Cerca de 10.8% dos alunos largaram a escola", completou Rubens.
 
De acordo com Verônica Bezerra o Unicef publicou em maio um estudo que aponta que mais de 5 milhões de crianças e adolescentes em todo Brasil foram afetados com a exclusão escolar como reflexo da pandemia. Um cenário de vulnerabilidade e regressão escolar segundo a especialidade. 
"Este seminário é uma grande oportunidade para debatermos a urgência de iniciativas que venham solucionar o retrato da Educação no nosso estado e em todo país", destacou a especialidade do Unicef. 
 
Segundo o presidente da Undime Nacional, Luiz Miguel Garcia, é necessário reorganizar as estratégias no ensino para que isso possa influenciar de forma positiva no processo de retomada.
"O processo de retomada da Educação é complexo e requer tempo, mas podemos enxergar pontos que despertam otimismo, se realizarmos o processo bem feito a partir de agora. Estou falando sobre mais formação de professores, diálogo com as famílias, inclusão de novas metodologias de trabalho, reorganização de metodologias já existentes. Precisamos olhar para o futuro, entender melhor as novas tecnologias para a garantia da Educação de nossas crianças", destacou Luiz Miguel.
 
O evento contou com diálogos sobre Busca Ativa Escolar e um panorama em Alagoas, sobre Direito à Educação em tempo de pandemia e pós-pandemia, com um painel sobre as experiências exitosas na Busca Ativa Escolar, além de uma mesa de articulação intersetorial para o fortalecimento da Busca Ativa. A mesa contou com a presença do DME de Dois Riachos e presidente da Undime-AL, Rubens Araújo, do prefeito de Maragogi e vice-presidente da AMA, Fernando Lira, da Deputada Estadual Jó Pereira, da coordenadora da Ucme Marly Vidinha, do oficial de proteção do Unicef, Augusto Souza, do secretário Executivo da Undime-AL, Neilton Nunes e do promotor de Justiça, Lucas Sachsida.
 
As palestras, painéis e mesas de diálogos estão disponíveis no YouTube, no canal Ferraz Eventos e Treinamentos. Confira o link:https://www.youtube.com/watch?v=wq_4HZyqPHw
 
Os materiais apresentados pelos palestrantes durante o evento estão disponíveis no link abaixo:
 
Fonte: Assessoria de Comunicação - Undime-AL

Parceria institucional