02/08/2019 Undime AL
Na tarde desta quinta-feira (1) a diretoria da Undime Alagoas recebeu, em sua sede, no bairro do farol, os procuradores do Tribunal de Contas de Alagoas, Ricardo Schneider Rodrigues e Rafael Alcântara. O encontro teve como objetivo apresentar a Plataforma Busca Ativa Escolar para os procuradores no sentido de somar esforços para um melhor desenvolvimento da ferramenta nos municípios alagoanos. A reunião contou com a presença do dirigente municipal de Educação de Dois Riachos e presidente da Undime-AL, Rubens Araújo, do dirigente municipal de Educação de Feliz Deserto e vice-presidente da Undime-AL, Djalma Barros, da dirigente municipal de Educação de Limoeiro de Anadia, Glauciane Veiga, e da dirigente municipal de Educação de Maceió, Ana Dayse Dória.
De acordo com o procurador Ricardo Schneider o Tribunal de Contas tem o objetivo de aprimorar sua fiscalização na área de Educação com o objetivo de colaborar para que os municípios possam alcançar melhores indicadores. “Vários Tribunais de Contas já atuam nesse formato e têm diversas ferramentas de monitoramento e mapeamento que contribuem com o trabalho da Educação em todo Brasil. Tivemos a oportunidade de ter o primeiro contato com o Busca Ativa Escolar por meio de um seminário que participamos no Rio Grande do Sul e ficamos bastante motivados em entender mais sobre a implantação da ferramenta em Alagoas e como podemos ajudar os municípios a alcançarem resultados que contribuam positivamente com as metas do Plano Nacional de Educação (PNE)”, disse.
“Estamos buscando algo novo, bem diferente da rotina burocrártica que vocês estão acostumados a ver por parte do Tribunal de Contas. É um projeto de pura parceria onde temos o total intuito de ajudar a Educação de Alagoas a melhorar seus resultados por meio de ferramentas estratégicas. Nosso propósito é colaborativo”, destacou o procurador Rafael Alcântara.
De acordo com Rubens Araújo a iniciativa do Tribunal de Contas do Estado agrega significativamente para o desenvolvimento das ações em parceria com o Unicef e com as secretarias de Educação de todo estado. “Estamos acostumados a ver órgãos fiscalizadores atuarem dentro de um formato burocrático e inacessível. O Tribunal de Contas nos procurou voluntariamente como parceiros e acredito que é um momento de unir forças para que os resultados possam vir com muito mais eficiência e qualidade”, completou.
De acordo com a especialista em Educação do Unicef, Verônica Bezerra, mais de 2 milhões e 800 mil crianças e adolescentes estão fora da escola em todo Brasil. Para combater esses números a Plataforma Busca Ativa visa localizar e monitorar jovens e crianças que deixaram a escola para reintegrá-los. O projeto também tem como objetivo integrar jovens e crianças que nunca tiveram acesso à sala de aula.
Fonte: Assessoria de Comunicação/Undime Alagoas
Na tarde desta quinta-feira (1) a diretoria da Undime Alagoas recebeu, em sua sede, no bairro do farol, os procuradores do Tribunal de Contas de Alagoas, Ricardo Schneider Rodrigues e Rafael Alcântara. O encontro teve como objetivo apresentar a Plataforma Busca Ativa Escolar para os procuradores no sentido de somar esforços para um melhor desenvolvimento da ferramenta nos municípios alagoanos. A reunião contou com a presença do dirigente municipal de Educação de Dois Riachos e presidente da Undime-AL, Rubens Araújo, do dirigente municipal de Educação de Feliz Deserto e vice-presidente da Undime-AL, Djalma Barros, da dirigente municipal de Educação de Limoeiro de Anadia, Glauciane Veiga, e da dirigente municipal de Educação de Maceió, Ana Dayse Dória. De acordo com o procurador Ricardo Schneider o Tribunal de Contas tem o objetivo de aprimorar sua fiscalização na área de Educação com o objetivo de colaborar para que os municípios possam alcançar melhores indicadores. “Vários Tribunais de Contas já atuam nesse formato e têm diversas ferramentas de monitoramento e mapeamento que contribuem com o trabalho da Educação em todo Brasil. Tivemos a oportunidade de ter o primeiro contato com o Busca Ativa Escolar por meio de um seminário que participamos no Rio Grande do Sul e ficamos bastante motivados em entender mais sobre a implantação da ferramenta em Alagoas e como podemos ajudar os municípios a alcançarem resultados que contribuam positivamente com as metas do Plano Nacional de Educação (PNE)”, disse. “Estamos buscando algo novo, bem diferente da rotina burocrártica que vocês estão acostumados a ver por parte do Tribunal de Contas. É um projeto de pura parceria onde temos o total intuito de ajudar a Educação de Alagoas a melhorar seus resultados por meio de ferramentas estratégicas. Nosso propósito é colaborativo”, destacou o procurador Rafael Alcântara. De acordo com Rubens Araújo a iniciativa do Tribunal de Contas do Estado agrega significativamente para o desenvolvimento das ações em parceria com o Unicef e com as secretarias de Educação de todo estado. “Estamos acostumados a ver órgãos fiscalizadores atuarem dentro de um formato burocrático e inacessível. O Tribunal de Contas nos procurou voluntariamente como parceiros e acredito que é um momento de unir forças para que os resultados possam vir com muito mais eficiência e qualidade”, completou. De acordo com a especialista em Educação do Unicef, Verônica Bezerra, mais de 2 milhões e 800 mil crianças e adolescentes estão fora da escola em todo Brasil. Para combater esses números a Plataforma Busca Ativa visa localizar e monitorar jovens e crianças que deixaram a escola para reintegrá-los. O projeto também tem como objetivo integrar jovens e crianças que nunca tiveram acesso à sala de aula. Fonte: Assessoria de Comunicação/Undime Alagoas