Você está aqui: Página Inicial > Notícia > DME de Chã Preta-AL lança livros na Undime Alagoas sobre Liderança e Depressão

Todas as notícias Categorias

08/09/2020 Undime AL

DME de Chã Preta-AL lança livros na Undime Alagoas sobre Liderança e Depressão

Professor-Marcos

Neste início de setembro a Undime Alagoas recebeu o dirigente municipal de Educação do município de Chã Preta, professor Marcos Antônio Lopes. Na ocasião, o dirigente lançou seus dois livros "O líder: seus projetos e desafios" e "Depressão em adolescentes nos ambientes escolares: uma abordagem psicanalítica".

De acordo com o professor Marcos Antônio  "O líder" é baseado em suas experiências como gestor ao longo da sua vida. Segundo ele a ideia surgiu por meio de uma disciplina sobre liderança que o mesmo lecionou no ensino superior. O livro, publicado pela editora Mascarenhas, apresenta uma visão ampliada do papel do líder em todos os seguimentos da sociedade. "O líder está presente em todas as esferas, na sala de aula, na demanda de um projeto, na tomada de decisão, em um filho que é referência pra seus pais e familiares, na figura do pai e da mãe, que têm a missão de gerenciar uma casa. Além disso, nós destacamos no livro a importância do líder democrático, moderno e visionário frente ao líder autocrata que não se configura na posição de líder e sim de um chefe egocêntrico que não tem mais espaço dentro do mundo atual", completou.

 

Neilton-e-Marcos-Lopes

O segundo lançamento é baseado na dissertação de mestrado do dirigente. "Depressão em adolescentes nos ambientes escolares: uma abordagem psicanalítica" é uma reflexão atual sobre um tema bastante discutido no mês de setembro, durante a campanha do Setembro Amarelo; a depressão.

"Os brasileiros acreditam, de modo geral, ter maior conhecimento sobre a doença do século: a depressão. Mas na realidade, falta informação e muitos possuem uma concepção equivocada do problema e seus sintomas" destacou.

De acordo com o professor Marcos o livro é uma bússola para muitos que procuram uma explicação para a depressão, muitas vezes ocasionadas pelo distúrbio do sono, pelo isolamento, pela ansiedade. "Com o advento das redes sociais, o acesso a internet e, consequentemente, a geração frenética de conteúdo, o jovem de hoje sente receio em ser "mais um na multidão". Além de viver numa sociedade imediatista e extremamente exigente o  jovem do século 21 sofre de ansiedade por gerar falsas expectativas, medos provocados principalmente pelos veículos de massa ou pelo seu universo particular norteado pela internet. Além disso existem os problemas familiares ocasionados pela separação dos pais, pela perda de um ente querido", completou.

"Quando eu entrei na pesquisa do mestrado eu percebi que muita gente vive numa condição de depressão e não sabe, as vezes porque acha que é frescura ou doença de rico. Na verdade a depressão é uma doença silenciosa que precisa ser tratada de perto por um especialista. Precisamos estar atentos aos nossos amigos, familiares, sobretudo, às mudanças de comportamento, perda de peso e desinteresse pela sociabilidade. Sabemos que diversos fatores podem levar uma pessoa a cometer suicídio, inclusive a depressão, mas com orientações e direcionamentos corretos nós podemos salvar vidas.

Atualmente os livros lançados pelo dirigente municipal de Educação de Chã Preta, Marcos Antônio Lopes encontram-se disponíveis na Undime Alagoas. Mais informações: (82) 98115-0741

Fonte: Assessoria de Comunicação Undime-AL


Parceria institucional