Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Dirigentes Municipais de Educação e Secretaria de Estado da Educação alinham retorno às aulas

Todas as notícias Categorias

17/06/2020 Undime AL

Dirigentes Municipais de Educação e Secretaria de Estado da Educação alinham retorno às aulas

Retorno às aulas
Nesta quarta-feira (17), a Undime Alagoas realizou uma reunião online com a participação dos dirigentes municipais de Educação e da secretária de Estado da Educação de Alagoas, Laura Souza. 
 
A reunião teve como objetivo discutir o protocolo de retorno às aulas nos municípios. Na oportunidade, Laura Souza ouviu sugestões dos dirigentes municipais de Educação e compartilhou detalhes sobre o protocolo disponibilizado pelo Conselho de Educação (Consed). A cartilha nacional sugere que os municípios façam adaptações às realidades locais, principalmente em relação às ações sanitárias. 
 
De acordo com Laura não existe data definida para o retorno às aulas, mas quando o calendário escolar for retomado as escolas podem ter menos alunos por sala e somente atividades individuais, sem trabalhos em grupo. A sugestão é que haja rodízio entre estudantes em sala e em casa, com continuidade de algumas  atividades online. Segundo Laura, também está sendo realizado um estudo detalhado com o governo de Alagoas sobre a segurança dos alunos quanto à higienização e logística de transporte escolar.
 
Para o dirigente municipal de Educação de Dois Riachos e presidente da Undime Alagoas, Rubens Araújo, é fundamental que os municípios alinhem seus planos de ações com o Governo de Alagoas, assim as Secretarias Municipais de Educação poderão adaptar o protocolo do Consed com mais eficácia e suporte da Seduc. "É preciso aguardar o posicionamento do Governo do Estado quanto ao protocolo de ação para que os municípios caminhem juntos em regime de colaboração e para que o processo de retorno às aulas seja uma ação responsável, unificada e sem danos aos municípios", completou.
 
De acordo com a dirigente municipal de Educação de Maceió e coordenadora técnica da Undime-AL, Ana Dayse Dórea, o alinhamento prévio da infraestrutura do ensino presencial é fundamental para o recomeço das aulas. Segundo Ana Dayse, a análise das condições sanitárias com o Estado dará um panorama mais amplo e acertivo aos municípios.
 
 
 

Parceria institucional