Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Undime pede apoio aos municípios alagoanos e reafirma defesa ao Novo Fundeb

Todas as notícias Categorias

18/11/2019 Undime AL

Undime pede apoio aos municípios alagoanos e reafirma defesa ao Novo Fundeb

Defesa Fundeb
Nesta segunda-feira, o DME de Sud Menucci-SP e presidente da Undime, Luiz Miguel García, e o dirigente municipal de Educação de Dois Riachos e presidente da Undime Alagoas, Rubens Araújo, se reuniram com prefeitos e dirigentes municipais de Educação para pedir o apoio dos municípios alagoanos ao Novo Fundeb. A reunião também contou com a participação e o apoio do deputado estadual Marcelo Beltrão. 
 
Na ocasião, os educadores entregaram ao prefeito Adelmo Calheiros, coordenador da região central da AMA, um documento que defende a inclusão do Fundeb na Constituição Federal, com o objetivo de torná-lo permante.
 
Defesa Fundeb
 
Na carta a Undime se posiciona em defesa do Fundo como mecanismo de financiamento para a garantia da qualidade da Educação. Dentro da nova proposta a União dos Dirigentes Municipais de Educação solicita a inclusão do Fundeb no texto da Constituição Federal, a fim de torná-lo permanente; aumento progressivo do percentual de complementação da União, de acordo com a proposta pactuada com o Consed, dobrando para 20% no primeiro ano de vigência do Fundo, aumentando progressivamente em 2% ao ano até atingir 40% de complementação. Além disso a Undime solicita a incorporação do CAQI (Custo Aluno-Qualidade Inicial), como mecanismo de referência para cálculo do VAA (Valor Aluno-Ano), considerando, inclusive, as possíveis discrepâncias regionais; manutenção do percentual mínimo de 60% para remuneração dos profissionais do magistério, por tratar-se de uma categoria exclusiva da Educação e com piso salarial nacional definido em Lei.
 
Defesa Fundeb
 
"Com a mobilização da sociedade, com prefeitos dialogando com deputados, senadores e todos os envolvidos neste processo, nós teremos condições de fazer uma Educação com mais equidade, qualidade social, permitindo com que tenhamos professores mais capacitados e condições de transporte e alimentação para os nossos alunos. Sobretudo defendemos um processo justo de uma maior distribuição de verba para os municípios que precisam de mais recursos para trabalhar. Desta forma reforçamos o pedido de apoio e de mobilização quanto a defesa do Novo Fundeb. Agradecemos a Undime Alagoas que está realizando este importante trabalho de diálogo direto com os municípios. Esperamos que todos os prefeitos possam contribuir com este processo tão importante para a sociedade brasileira que tem a Educação como sua principalmente ferramenta de transformação" destacou Luiz Miguel García.
 
Fonte: Assessoria de Comunicação Undime-AL
 
Fotos
Defesa Fundeb
Defesa Fundeb
Defesa Fundeb
Defesa Fundeb
Defesa Fundeb

Parceria institucional