Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Prefeitura de Maceió firma parceria para Busca Ativa Escolar

Todas as notícias Categorias

24/07/2019Undime AL

Prefeitura de Maceió firma parceria para Busca Ativa Escolar

Parceria Undime Busca Ativa Prefeitura de Maceió
 
O prefeito Rui Palmeira assinou, nesta terça-feira (23), o termo de adesão da plataforma Busca Ativa Escolar, desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em parceria com a Undime. A iniciativa tem o objetivo de combater a evasão e exclusão escolar.
 
O encontro aconteceu na sede da Prefeitura de Maceió, no bairro do Jaraguá, e contou com a presença do dirigente municipal de Educação de Feliz Deserto e vice-presidente da Undime-AL, Djalma Barros, da dirigente municipal de Educação de Maceió, Ana Dayse Dória, do Prefeito Rui Palmeira, além de representantes da prefeitura municipal e do Unicef.
 
"Queremos que todas as crianças e jovens tenham a oportunidade de estar na Escola. A Undime Alagoas já está com a plataforma teste disponível para inserção de dados, além do organograma repassado pelo Unicef. Estamos à disposição da prefeitura de Maceió e da secretaria de Educação, assim como dos demais municípios alagoanos, para contribuir com informações que ajudem no desenvolvimento da plataforma em todo estado", destacou Djalma Barros.
 
O Busca Ativa é uma ferramenta que auxilia na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Uma vez matriculado, o aluno receberá um acompanhamento por meio da ferramenta.
 
“É mais uma importante parceria que vai render excelentes frutos à Rede Municipal de Ensino. A gente tem feito um trabalho grande para o aluno permanecer em sala de aula. Caso ele não tenha sido matriculado ou tenha evadido, agora temos o trabalho da Busca Ativa que vai trabalhar bairro a bairro para buscar esse aluno em casa e matriculá-lo na Rede Municipal”, disse o prefeito Rui Palmeira.
 
De acordo com a especialista em Educação do Unicef, Verônica Bezerra, mais de 2 milhões e 800 mil crianças e adolescentes estão fora da escola em todo Brasil. Para combater esses números a ferramenta visa localizar e monitorar jovens e crianças que deixaram a escola para reintegrá-los. O projeto também tem como objetivo integrar jovens e crianças que ainda não tiveram acesso à sala de aula. O último levantamento do Unicef aponta que atualmente existem cerca de 20 mil jovens em Maceió que nunca frequentaram à Escola. “Com esta parceria firmada, a Prefeitura de Maceió une esforços intersetoriais conosco no enfrentamento desta situação", completou.
 
Fonte: Assessoria de Comunicação/Undime Alagoas
 
Mais fotos do encontro:
 
Parceria Undime Busca Ativa Prefeitura de Maceió
 
Parceria Undime Busca Ativa Prefeitura de Maceió
 
Parceria Undime Busca Ativa Prefeitura de Maceió
Parceria Undime Busca Ativa Prefeitura de Maceió
 
Parceria Undime Busca Ativa Prefeitura de Maceió
 
 

Parceria institucional