25/05/2019 Undime AL

Todas as notícias Categorias

Segundo dia do XI Fórum Estadual da Undime AL contou com a presença do presidente nacional da Undime e eleição da seccional

O segundo dia do Fórum Estadual da Undime Alagoas contou com uma mesa de debate formada pelo dirigente municipal de Alto Santo/CE e presidente da Undime Nacional, Alessio Costa Lima, e pelo professor José Marques Aurélio de Souza, dirigente municipal de Jucás/CE e vice-presidente da Undime-CE.  Na ocasião, os convidados apresentaram ideias sobre as Políticas Educacionais em curso e os desafios para o direito à Educação Básica. Alessio apontou alguns desafios atuais da Educação, entre eles, uma reflexão mais profunda por parte dos dirigentes quanto ao Plano Nacional de Educação e, consequentemente, quanto aos Planos Municipais. O presidente da Undime destacou a falta do cumprimento das metas do PNE, em vigor desde 2014, e que estão sendo enfraquecidas pelo Governo Federal. Alessio apontou que as estratégias que mais cresceram nos últimos anos são as que estão ligadas diretamente à meta do acesso à Educação Infantil, por mérito dos dirigentes municipais de Educação que se empenham ano a ano para obtenção de melhores resultados.

Para o professor José Marques Aurélio de Souza o regime de colaboração entre o Estado e os municípios é um fator fundamental na construção de uma Educação mais sólida. "Nós dirigentes precisamos ouvir mais nossos professores e alunos para entender de fato suas reais necessidades. Precisamos levar os pais para dentro das Escolas para que possa existir de fato um regime de colaboração que funciona em conjunto", ressaltou o professor. O debate foi coordenado pela dirigente municipal de Educação de Minador do Negrão, Marília Cardoso Ferro.

O Fórum seguiu com a eleição da diretoria da Undime Alagoas que ficará à frente da seccional durante o biênio 2019-2021. O dirigente municipal de Educação de Dois Riachos e atual presidente da instituição, Rubens Araújo, foi reeleito por aclamação como presidente para os próximos dois anos. O dirigente municipal de Educação de Feliz Deserto, Djalma Barros, é o novo vice-presidente. "O trabalho que estamos desenvolvendo à frente da Undime Alagoas é um trabalho que visa unir os municípios para uma gestão conjunta e efetiva de todos os dirigentes. Nos últimos anos estamos nos unindo cada vez mais em prol do desenvolvimento da Educação alagoana e um exemplo disso é nossa evolução no Ranking Nacional da Educação. Estou muito feliz pelo regime de colaboração praticado em nossa gestão com o Estado e os municípios e pela confiança que está sendo depositada em mim como dirigente municipal de Educação e presidente da Undime Alagoas. Estamos à disposição de todos os munícipios para que possamos dar continuidade a este trabalho", destacou Rubens, durante seu discurso.

O evento também contou com a palestra da professora Gardênia Viana, pesquisadora de "Novas Abordagens Educacionais". "Como assegurar uma formação de qualidade para implementação do Currículo e da BNCC", foi o tema central da palestra que contou com a coordenação da dirigente municipal de Educação da Barra de São Miguel, Neuza Maria Vilela De Carvalho Calheiros.

Um painel composto pela professora Maria Izabel Almeida de Melo, coordenadora executiva do Centro Municipal de Formação Professor Paulo Freire e pela professora Angelina Melo de Araújo Filha, coordenadora da Educação Infantil, debateu algumas experiências municipais no período da tarde. O painel abordou o processo de transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental no Município de Maceió. A apresentação contou com a coordenação da assessora técnica da Undime Alagoas, Jádina Inácio da Rocha Silva. O evento ainda contou com uma palestra da articuladora do Conviva Educação, Thaísa Cavalcanti Pereira, que falou sobre o uso do Conviva e o relacionamento entre Secretaria Municipal de Educação e Escola.

Durante a programação do XI Fórum Estadual, o dirigente municipal de Educação de Dois Riachos e presidente da Undime Alagoas, Rubens Araújo, fez uma homenagem ao presidente da Undime Nacional, Alessio Costa e ao vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, pelas contribuições à Educação e total apoio à Undime Alagoas. Os homenageados receberam uma medalha de Honra ao Mérito. "Nos últimos anos o Rubens vem fazendo um trabalho muito importante à frente da Undime-AL no que diz respeito à articulação de estratégias com os municípios em prol da Educação. Fico muito feliz com a reeleição desta diretoria para mais um biênio, pois sei que a colaboração entre o Estado e os municípios continuará gerando excelentes resultados para Educação de Alagoas", destacou Luciano Barbosa.

Rubens Araújo também entregou um troféu de Honra ao Mérito à Deputada Estadual Jó Pereira pelos relevantes serviços dedicados à Educação do município de Teotônio Vilela. "A Undime Alagoas é uma instituição que tem um papel indispensável no trabalho de articulação dos municípios, principalmente neste momento de transformação e incertezas quanto aos recursos destinados à Educação por meio do Governo Federal. É um momento que, independente de partido político, temos que aproximar o Poder Legislativo das instituições competentes e dos municípios para discutir o que é melhor para Educação do nosso país. Mais do que nunca o regime de colaboração deve ser exercitado entre o poder público para que Escolas, professores, alunos e a sociedade, comum um todo, não sofram fortes consequências. A Educação do nosso estado está ganhando visibilidade no cenário nacional e esse crescimento não pode parar”, destacou a Deputada Jó Pereira.

Todas as notícias Todas as categorias