Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Undime-AL, AMA e Seduc discutem detalhes sobre o processo de retorno às aulas presenciais em Alagoas

Todas as notícias Categorias

26/07/2021 Undime AL

Undime-AL, AMA e Seduc discutem detalhes sobre o processo de retorno às aulas presenciais em Alagoas

Nesta segunda-feira (26), a dirigente municipal de Educação de Teotônio Vilela e presidente da Undime-AL, Noêmia Pereira, participou de uma reunião presencial com representantes da Secretaria de Estado da Educação no auditório da Associação dos Municípios Alagoanos. A reunião teve como objetivo discutir com os dirigentes municipais de Educação estratégias seguras para o retorno às aulas da rede pública no dia 16 de agosto. O encontro contou com a presença do prefeito de Maragogi e vice-presidente da AMA, Sérgio Lira, do secretário executivo da Seduc, José Márcio Augusto e da deputada estadual e presidente da comissão de Educação, Cultura e Esporte da Assembléia Legislativa, Jó Pereira.

Na ocasião a Secretaria de Estado da Educação, em regime de colaboração com a Undime e a AMA, apresentou o protocolo de orientação à gestão escolar para retorno às aulas como proposta para os municípios alagoanos. A sugestão é que o retorno seja realizado de forma híbrida com revezamento semanal das turmas, sendo 50% presencial e 50% no formato on-line. O protocolo sanitário e logística do transporte escolar também foi um ponto de discussão. A Seduc propõe ainda a adesão de um monitor para cada ônibus onde será realizada aferição de temperatura e cuidados básicos para evitar aglomeração e possíveis contaminações por Covid-19. Segundo a comissão especial de transporte escolar a uniformização de procedimentos de segurança será de extrema importância para o retorno às aulas. Uma outra proposta do Estado para os municípios é de que as atividades esportivas coletivas continuem suspensas no primeiro momento do retorno às aulas.

De acordo com a presidente da Undime-AL, Noêmia Pereira, os municípios devem apostar em alternativas práticas e no investimento de tecnologias que contribuam para o avanço da Educação e para aceleração do aprendizado, considerando o regresso causado pela pandemia. Segundo a dirigente o diálogo continuo com professores e comunidade além do alinhamento sobre os desafios e experiências exitosas no retorno às aulas são fundamentais para o sucesso da iniciativa. Ainda de acordo com Noêmia Pereira a Undime vai investir na formação de uma comissão permanente com dirigentes municipais de Educação para o avanço dos municípios no processo de retomada das aulas.

No momento 13 municípios já retomaram as aulas de forma híbrida, são eles: Maragogi, Quebrangulo, Capela, Cajueiro, Mar vermelho, Teotônio Vilela, Branquinha, São José da Laje, Pilar, Limoeiro de Anadia, Campo Alegre, União dos Palmares e Santa Luzia do Norte.

Fonte: Ascom Undime-AL

 

 


Parceria institucional