Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Encontro Estadual reúne conselheiros municipais de Educação em Maragogi

Todas as notícias Categorias

27/07/2019Undime AL

Encontro Estadual reúne conselheiros municipais de Educação em Maragogi

Encontro Estadual da UNCME em Maragogi
Nesta quinta (25) e sexta-feira (26) o dirigente municipal de Educação de Feliz Deserto e vice-presidente da Undime Alagoas, Djalma Barros, participou do 16° Encontro Estadual dos Conselhos Municipais de Educação de Alagoas. O evento foi realizado no município de Maragogi e reuniu representantes de 72 municípios de Alagoas para debater sobre as diretrizes do Sistema de Ensino e o financiamento da Educação: desafios, perspectivas e fortalecimento dos CME’s.
 
O objetivo do encontro estadual foi fortalecer a gestão democrática e a educação inclusiva, contribuindo para a formação de conselheiros por meio de palestras e trocas de experiências que buscam contemplar as demandas de cada sistema municipal de educação.
 
Encontro Estadual da UNCME em Maragogi
 
"Durante dois dias tivemos a oportunidade de discutir sobre diversos assuntos relevantes, entre eles o Sistema Nacional de Educação e Financiamento da Educação. Temáticas essas que a Undime vem debatendo com a preocupação de construir um sistema de qualidade e uma política de financiamento que atenda com equidade os nossos municípios. Atualmente estamos vivendo momentos decisivos de definição de um novo capítulo do Fundeb, uma ferramenta exitosa na missão de apoiar a universalização da Educação Básica, de dar sustentação à continuidade de importantes políticas educacionais em todo o país, entre outros. A Undime defende um Fundeb mais justo, melhor estruturado, bem pactuado e com mais recursos que significarão um impulso para a Educação do Brasil. Gostaria de parabenizar a União Nacional dos Conselheiros Municípais de Educação (UNCME) pelo evento e aos dirigentes municipais de Educação que estiveram presentes enriquecendo os debates", destacou Djalma Barros. 
 
O dirigente municipal de Educação de Maragogi, João Ênio, disse que é essencial que todos estejam unidos em prol do avanço da educação. “É um encontro extremamente importante no que diz respeito a mediação e deliberação sobre políticas públicas para a educação”, completou.
 
O evento contou ainda com a presença da deputada estadual Jó Pereira (MDB), do vereador Zezinho do Vane (PSDB), do coordenador estadual da UNCME, Lucas Rinaldo Vieira, da vice-presidente da UNCME, Marly do Socorro Peixoto Vidinha, da reitora da Universidade Federal de Alagoas, Maria Valéria Costa Correia, do representante do TCE-AL, Jairo Farias, e da presidente do CME de Maragogi, Antônia de Pádua.

Parceria institucional