Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Undime Alagoas realiza etapa presencial do Seminário dedicado aos novos Dirigentes Municipais de Educação

Todas as notícias Categorias

28/01/2021 Undime AL

Undime Alagoas realiza etapa presencial do Seminário dedicado aos novos Dirigentes Municipais de Educação

SeminárioDME
 
Nesta quarta-feira (27) a Undime Alagoas realizou a etapa presencial do Seminário dedicado aos novos Dirigentes Municipais de Educação. Cerca de 78 dirigentes estiveram presentes no encontro realizado no auditório da Uninassau em Maceió. No total mais de 130 pessoas compareceram ao evento.
 
O seminário acontece entre 25 e 28 de janeiro de forma híbrida (formato virtual e presencial) atendendo às normas de segurança e distanciamento preconizadas pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas. O evento tem o objetivo de apresentar aos Novos Dirigentes Municipais de Educação seu papel como gestor público e os desafios  para garantir o direito à Educação em tempo de pandemia e pós-pandemia.
 
A abertura da programação contou com a presença do DME de Dois Riachos e  presidente da Undime Alagoas, Rubens Araújo, do secretário de Estado da Educação Fábio Guedes e do reitor da Uninassau-AL, professor Avelino Balbino.
 
SeminárioDME
 
"A Undime tem uma grande missão com o Dirigente Municipal de Educação e neste momento em que mais de 60% deles são novos achamos indispensável ter um encontro presencial para estreitar os laços, firmar nosso compromisso com a Educação municipal além de estimular a troca de experiências entre eles e com os dirigentes que permaneceram no cargo. Durante quatro dias de evento discutimos temas de grande relevância para o presente e o futuro da Educação em nosso estado. Por isso foi tão importante incluir CGU, Unicef, Secretária de Estado da Educação de Alagoas, Associação dos Municípios Alagoanos e outros parceiros nesse diálogo profundo com os dirigentes, pra que eles entendam melhor como funciona nosso regime de colaboração, considerado um dos melhores do Brasil, destacou Rubens Araújo.
 
"Este novo ano começa com uma proposta desafiadora pra mim como gestora do município de Arapiraca. Nosso objetivo é de promover uma Educação transformadora visando o resgate da aprendizagem do nosso aluno prejudicado durante a pandemia. Acredito que o seminário promovido pela Undime Alagoas ofereceu propostas e estratégias de atuação dentro da gestão educacional que nos remete a um despertar inovador. É um momento de reflexão e de acolhimento que nos ajudou muito a entender que podemos caminhar de forma mais segura valorizando a unidade e parceria entre os municípios", completou Ivana Carla, DME de Arapiraca.
 
SeminárioDME SeminárioDME
 
A programação contou com palestras sobre formação de professores, desafios e perspectivas em tempo de pandemia, palestras motivacionais e apresentação do livro Memorial de Gestão Pública da Educação de Maceió, desenvolvido pela ex-dirigente municipal de Educação de Maceió e secretária de organização técnica da Undime-AL, Ana Dayse Dorea. O evento contou ainda com uma apresentação dos programas educacionais da Seduc-AL, desenvolvidos em parceria com os municípios, a respeito do programa Escola 10. O programa é um case de sucesso nacional que contribue para o fortalecimento do regime de colaboração entre o Estado e os municípios e que ajudou a colocar Alagoas entre os melhores estados do Brasil no ranking do desenvolvimento da Educação.
 
Fonte: Assessoria de Comunicação Undime-AL
 

Parceria institucional